terça-feira, 27 de outubro de 2009

Requião relaciona câncer de mama em homens a passeatas gays

Publicada em 27/10/2009 às 18h44m

Ana Paula de Carvalho - Especial para O Globo


O governador Roberto Requião, em foto de 2007 -  Antonio Costa (Gazeta do Povo)

CURITIBA - O governador do Paraná, Roberto Requião (PMDB), relacionou a ocorrência do câncer de mama em homens à opção sexual. Para o governador, o câncer na mama dos homens "deve ser consequência dessas passeatas gay". A declaração foi feita durante o programa "Escola de Governo", veiculado pela TV Educativa na manhã desta terça-feira.

- A ação do governo não é só em defesa do interesse público, é em defesa da saúde da mulher também. Embora hoje câncer de mama seja uma doença masculina também, né? Deve ser consequência dessas passeatas gays - disse Requião antes de convidar o secretário de Saúde, Gilberto Martin, para anunciar investimentos do estado no controle da doença.

" Embora hoje câncer de mama seja uma doença masculina também, né? Deve ser consequência dessas passeatas gays "

No programa "Escola de Governo", onde Requião não poupa críticas transmitidas ao vivo na TV Educativa do estado a seus próprios secretários, Martin subiu ao palco embaraçado e tentou consertar a declaração discriminatória de Requião já na abertura de sua fala.

- Em menor incidência, em menor número de casos, o câncer de mama também atinge o homem. O homem também tem que tomar cuidados em relação ao câncer de mama. Então, bem lembrado pelo governador essa preocupação - tentou consertar Martin.

Reação de médicos e grupos de diversidade

A reação de médicos e de grupos de diversidade foi imediata. Para os oncologistas, não é o fato de ser gay o motivo para o surgimento do câncer de mama em homens, mas sim o uso indiscriminado de hormônio feminino com finalidade do aumento da região mamária.

O presidente da Associação Brasileira de Gays, Lésbicas e Transgêneros (ABGLT), Toni Reis, condenou a declaração de Requião e o acusou de desinformado.

- O que o governador ainda não sabe, mas não me causa nenhum estranhamento dado comentário feito por ele, é que passeatas (sejam elas quais forem) curam doenças, elevam os espíritos, porque promovem igualdades, promovem fraternidade e menos discriminação - disse Toni Reis.

O dirigente da ABGLT aponta que afirmações como essa podem trazer várias consequências e prejudicar as campanhas de prevenção:

- Fazer tal afirmação pode produzir, como efeito de sentido, que passeatas gays não apenas transformam homens em mulheres no imaginário do governador e também no que diz respeito ao senso comum, mas que o câncer de mama é uma doença exclusivamente feminina (desinformando ou reforçando um estereótipo). Além disso, que passeatas gays produzem doenças sérias, como, por exemplo, o câncer de mama. Ou ainda que participar desse tipo de manifestação (as passeatas gays) é uma doença - criticou.


****
Heim?

Nenhum comentário:

Postar um comentário