quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Fo-to-fo-bia

Descrição científica [pelos pais da Nath, seria]: "Fotofobia ocular - É a sensação de medo, sensibilidade ou aversão a qualquer tipo de luz. A sensação produzida é caracterizada pela incidência da luz nas células da retina, fato que provoca aflição. Existem diversas possibilidades desta alteração de sensibilidade, como em doenças, inflamações, alergias e em grande parte dos casos por astigmatismo."
Descrição popular: [pela tradução da Nath seria] Sensibilidade/Alergia à luz mesmo...
___________________________________________________________________
Obs: Astigmatismo: O astigmatismo é uma deficiência visual, causada pelo formato irregular da córnea ou do cristalino formando uma imagem em vários focos que se encontram em eixos diferenciados. Uma córnea normal é redonda e lisa. Nos casos de astigmatismo, a curvatura da córnea é mais ovalada, como uma bola de futebol americano. Este desajuste faz com que a luz se refracte por vários pontos da retina em vez de se focar em apenas um. Para as pessoas que sofrem de astigmatismo, todos os objetos próximos e/ou longes ficam distorcidos. As imagens ficam embaçadas porque alguns dos raios de luz são focalizados e outros não. A sensação é parecida com a distorção produzida por um pedaço de vidro ondulado.

Conseguiu ler? Não? Ih melhor vc ir fazer um exame, talvez vc esteja com...
______________________________________________________________________

Mas voltando...
PQP! [Descrição da Simony]
[Descrição do Drº Marcos:] "Sua pigmentação é quase verde, há tendência a este tipo de sensibilidade."

Ótimo, não herdei os belos olhos verdes de meu pai, minha mãe e minha irmã, ou seja, toda a minha família direta, mas a FOTOFOBIA, eu tenho que herdar, é cla-ro! (não que eu queira que eles tenham, no way, mas poxa...eu não poderia ter nascido mas bem caracterizada? É tão...familiar!

Contando...

Ótimo (2), após alguns anos sem comparecer ao oftalmologista e após não aguentar mais sentir dores, coceiras, irritações em ambas as regiões oculares, após não aguentar mais (e não poder) fugir do computador e após não conseguir mais perder o sono por presença da luz (entenda-se irmã espalhafatosa se arrumando na madrugada e claridade do dia); decido eu, muito assutadamente e temerosa do pior, (porque ja tive uma conjuntivite bacteriana que afetou minhas córnias a ponto de me deixar uma cicatriz, que graças a Deus, em nada me afetava e...dos males o menor), fazer uma visita ao Drº Marcos.

Sabendo eu, ser ele, o Drº Marcos, um cara requisitado, mesmo marcando a consulta para as 13:30h, resolvo chegar às 11h, porque mesmo sendo marcada, adivinhem...É por ordem de chegada! ("aha, vou embora cedo, espertona que sou!")
Pasmem: saio do consultorio 2X, (nesse tempo, cortei o cabelo, fui ao shopping, comprei umas coisinhas, almocei) voltei ao Srº Drº Marcos - "Ainda faltam 5 pessoas na sua frente" - Diz a secretária com tom nasal. Saio de novo, tomo um capuccino com biscoitinhos e volto. Pasmem 2: - "Ainda faltam 5 pessoas" - Diz a secretária com tom nasal. (Tá de sacanagem comigo!) Não, não falei isso pra ela, educada que sou!
Bom resolvo eu esperar escutando meu mp4zinho... (detalhe, presenciei algumas revoltas populares de espera na tal CLINICA PARTICULAR) eu? Não, participei, é claro! Muito quieta e calada, pq...EU JÁ SABIA!
Enfim, me chamaram. Que lindo, o Drº lembra de meu rostinho, faz as perguntas iniciais, respondo que estou bem, mas achava que meus graus aumentaram e que estava com uma mega sensibilidade à luz. "Vamos ver, diz o Drº". Os exames todos foram feitos, inclusive aquele que coloca um líquido que arde (nossa, amei, pq essa ardencia diminuia a minha dor alérgica, pois é...)
Drº Marcos: "Olha, sua cicatriz sumiu" (Ahhhh! 1ª Notícia: positiva! uhu!)
O Drº Marcos, após me mandar sentar em várias máquinas, olhar para várias coisas, colocar luzes irritantes em minha retina, já sensível pela luz e de me fazer quase pular daquela posição irritante e tensa, após ainda de fazer silencio enquanto fazia tudo e não pronunciava nenhum "ummm" característico... resolve falar (Ai Jisus, agora vem, tenho meses de visão!)
Drº Marcos: "um... seu astigmatismo diminuiu!" (Ahhhh! 2ª Notícia: positiva! uhu!)
Drº Marcos: "mas você realmente está com uma fotofobia significativa" (Ahhhh! 1º Notícia negativa! uhuu! (eu esperava tanto!) Não é nada demais e...EU JA SABIA!) Mas... "Por causa da fotofobia, vc está com uma pequena miopia, nada que melhore após tratamento" Ahn? Tratamento? "Seu novo óculos!" Ahannnnn!!!!!

_________________________________________________________________
Miopia ou hipometropia (termo este quase não utilizado) é o distúrbio visual que acarreta uma focalização da imagem antes de esta chegar à retina. Uma pessoa míope consegue ver objetos próximos com nitidez, mas os distantes são visualizados como se estivessem embaçados
(desfocados).

Conseguiu ler? Sim? Com essa letra, desse tamanho? Exagero! Ih melhor vc ir fazer um exame, talvez vc esteja com...
___________________________________________________________________

Mas voltando... (2)

Ótimo (3), fechamos os exames, ele me passa meus novos graus, manda eu ir na loginha tal, que ele tem uma parceria e tal e blablabla... Blz...Vou lá!
De-ta-lhe: a consulta, que esperei umas seis horas para fazer, é feita em apenas 10 minutos... Ahannnnn!!!!

Chegando na loginha...

"HEIM?"
Os olhos da cara me custam as tais lentes modernas que ficam escuras na luz (que eu acho mega bregas, aliás, ams fazer o que?) e que tem anti-reflexo e que voam caso vc as deixe cair no chão evitando sua quebra e que tem limpador de vidros automáticos para que eu não precise limpar, e em caso de chuva me deixe atenta, e que me dá respostas de provas, tem acesso a internet 24h ilimitada, resumindo.... TUDO!
Notícia bo-u-a: a armação, mega tudo que eu adorei, moderna mesmo, linda, nem era cara... (pelo menos isso neh!)...aiai...Enfim...

Aqui na minha casa as pessoas costumam me chamar de vampira, porque desde sempre eu não gostava de luz, ainda mais pela manhã (te dizer que eu adorava, pois os vampiros sempre fizeram parte de minha imaginação, eu era as vezes um bem gato assim ou uma bemm tudo - não porque ta na moda não viu, como disse, eu sempre gostei, apesar de achar os atuais, muito mais interessantes que os medievais...enfim..) ta ai meu motivo... "Sua pigmentação é quase verde!" Nossa gente...como nem eu, nem ninguém nunca reparamos nisso antes???? To boba!
Bom, agora vou ter que vender os olhos da cara para pagar os olhos da cara!!! To numa dúvida... Não, acho que vou vender o corpo, afinal, gostar de escuro é uma coisa, ficar cega é outra... Não é verdade!?

Depois ficam falando..."Ah, metida, vive de óculos escuros!" Metida é o kra....#$%@&*! Vem sentir essa irritação aqui vem!!!!! Han!

E viva a minha nova armação fashion, em breve, nas Simony's mais perto de vc!!

Detalhe (2): meu pai conseguiu um precinho... ô! Acho que nem vou precisar vender nada de mim... Acho que ele ficou mais feliz inclusive...!

;P

Nenhum comentário:

Postar um comentário