segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Só pq sou quase turismóloga não significa que...

...eu tenha que fazer análises técnicas de todos os eventos e lugares que comparecer!

Tá vai, começa a fazer parte... Começa a fazer parte no dia a dia esse olhar analítico, crítico, observador mesmo. Não é, na verdade, que "tenha q fazer", mas acontece naturalmente...A gnt incorpora... Só que às vezes amigan... Às vezes eu não to nem ai! E digo miesmo... Ta geralmente eu to, porque sou meio nerd e tal...mas nem sempre, vai...

Por que eu to falando isso? Ah claro neh...
Então... Mal o Carnaval começou, mal eu comecei a escrever sobre isso aqui e já me vieram com cobranças... CO-BRAN-ÇAS! Simmmmm, eu fico indignada com isso, entendeu?! rsrsrs Zuando, mas é... Vieram me pedir (uma amigan tmbm frenética) para fazer as tais análises técnicas dos blocos que visitar este ano com o intuito de possuir infos pro ano que vem e etc e tal...... É porque ela me escuta lá pulando e cantando e falando... "Pow, até que o policiamento tá legal, ahh cadê os banheiros? Não to achando lixeiraaaaa zzzzz..."(sonoplastia akii, por favor!) daí neh...ja viu! Mas...COMO ASSIM, ANÁLISE TÉCNICA? É...isso ai... me pediram para eu...que sou foliã...(já disse) que tenho, a partir de dado momento, um teor alcoólico considerável no sangue, eu que me acabo mesmo, que pulo de um bloco pro outro e nos intervalos estou na praia...EU! Como vou, EU, fazer análises técnicas? Sem falar que...peraneh... EU TO DE FÉRIAS! (Deveria estar sim agora, EU SEI, em Rio das Ostras coletando infos para minha mono, mas é que...NÃO DÁÁ! É CARNAVAL, SABE! Fazer pesquisa agora...ain não, preciso de folga...

Mas voltando à prosa de nossa conversa...) aff...

Bem, vou tentar fazer o seguinte, ta? Negociação aqui com vocês...
Olhar crítico já rola mesmo, até porque esse ano é um marco, ao menos deve ser, no carnaval do Rio em se tratando de Organização, de parceria público-privada-e terceiro setor... O maior comprometimento da prefeitura, a parceria com a Sebastiana, a atuação da Riotur., os acontecimentos que estão deixando a cidade mais visível do que já é, Copa, Olimpíadas etc ,etc etc, algumas políticas dando um certo retorno, ainda recente, mas algo que não era tão esperado a curto prazo...Enfim...To curiosa pra saber se vai dar certo, porque quero muito que dê... Então, observar isso eu faria como cidadã local e propriamente como estudante de um "fenômenosocioespacialcomplexoerepletodeexternalidadescomooturismoemesmooquepodeseraculturalocal", mas vou tentar observar mais atentamente para colocar aqui, ok? Lembrando que as atualizações não serão no esquema "Plantão", "no momento, na hora, no minuto e segundo e milésimo de segundos presente", nem mesmo um pouco depois, pode demorar até mais, quem sabe.......... Mas devo dar uns retornos, nem que seja depois da ressaca de segunda...Além disso, digo que pretendo fazer deste meu carnaval, mas de água e energético que de cerva porque meu momento é mais saúde! Mas sim, beberei, não dirigirei e não deixarei o álcool me confundir na quantidade de banheiros químicos contados... Pó dexá...

Hum..Então...O que será observado...

  • Atuação do setor público: Infra-estrutura (segurança, postos de atendimento médico, limpeza - ruas, praias, banheiros , lixeiras, transportes - informações - incluindo campanhas de conscientização contra Dsts, (ainda não vi, aliás), dengue etc e tal...)
  • Atuação do setor privado: patrocínios, parcerias, colaboração...
  • Atuação das Ongs e afins: orientação, organização, apoio, divulgação...
  • Atrativos - Blocos em si neh gnt claro! Mas aqui mesmo, só coisinhas que achar que poderia contribuir pro próximo ano, (ah...exemplo; folhinhas com as letras das músicas pra galera aproveitar e curtir mais, divulgação com certa antecedência de alterações promovidas pro povo não ficar na mão, como acontece de propósito ou não às vezes, divulgar mesmo se o bloco ta mais pra marchinha, ou música própria, ou samba, ou "tudo junto e misturado", se lota demais ou de menos (eu por exemplo prefiro os que lotam de menos), se a galera tava comportada na folia, brincando legal ou desnecessária nas brigas, as melhores fantasias e modelitos...hahaha fa-to! Não esquecendo nunca que o melhor dos blocos de rua é o caráter informal mesmo, de manifestação popular simples, de variedades e diversidades e belezas múltiplas e afins e...uiuiui athoron!
  • Atuação minha: se eu não joguei nada na rua, se eu utilizei banheiros públicos ou privados, mas que sejam banheiros próprios, se eu não perdi nada, se eu tava com a roupa mais confortável nesse calor, se eu bebi água em quantidade no mínimo precisa, que horas eu vou ter q sair de tal bloco pra ir em outro, mas antes passar em casa para me regenerar...se eu passei o chato do protetor, mas que faz parte, se eu não dei uma hola sem querer em nenhuma cabeça alheia a ponto de gerar descontentamentos estranhos em terceiros...etc e talalal...
Acho que é isso por enquanto ou até meu próximo insight...
O quê? O que turismólogos tem a ver com isso? Uai eu não falei ainda? tsc...Ah gnt, tranks...Assim como a galera da área da cultura estuda lazer, ócio criativo (Domenico De Masi), algo direcionado mais para dentro, ou seja para população residente, nós, do turismo, estudamos o lazer de quem é de dentro e de quem é de fora... Só para citar, uma de nossas principais leis, mais que batida aliás, é: Só é bom pro Turista... (everybody agora quem for do turismo e já ouviu essa frase mais de quinhentas e cinquenta e cinco mil vezeesss! \o/)...quando é bom pros moradores!" aeee!(assim ao menos deve ser e por isso também que a gnt estuda!),(parêntese 2: não lembro exatamente quem falou essa frase, mas como isso aqui ainda não é minha mono, esse espaço é meu, não estou me utilizando nem sendo obrigada a usar normas ABNT, eu escrevo como eu quiser e pronto!) Procure no google se achar interessante, eu até vos apoio a preguiçar menos! ;)

That's it! Pra quem é da área, estão ai as dicas de TCC, " O impacto socioeconomicoambientalepolitico dos blocos de carnaval do Rio em 2010", A atratividade dos blocos de carnaval do Rio no cenário doméstico e internacional", " O potencial Turístico dos blocos do Rio", "A importância dos blocos do Rio para seus moradores", eeee...por ai vai...

Pra quem não é, dicas a frente! ;D

tchau!

Um comentário:

  1. hauahuahauha

    Ótimo post. Eu ia fazer sobre isso, mas já tem gnt na minha turma com esse tema, só n sei o foco.

    Nos vemos nos blocos ;)
    bjs*

    ResponderExcluir