sexta-feira, 25 de dezembro de 2009

Eu quero ter um quadro meu de Vik Muniz!

Exposição de Vik Muniz é eleita o melhor das artes em 2009 pelos leitores do site

Plantão | Publicada em 25/12/2009 às 09h42m

O Globo
Exposição de Vik Muniz, no MAM, tem o maior público desde a exposição de Picasso, em 1999/ Foto Marizilda Cruppe

RIO - Em espaço aberto para os leitores enviarem suas sugestões das melhores exposições de 2009, Vik Muniz no Museu de Arte Moderna, do Rio, ganhou a preferência dos leitores do site do jornal O GLOBO. A mostra foi a maior montada no país com obras do artista brasileiro radicado nos EUA. O resultado foi o maior público desde a exposição de Picasso, em 1999.

No MAM impacto estavam as já manjadas imagens que as pessoas de ícones do pop, como James Dean, Charles Chaplin e Marilyn Monroe em recriações feitas com materiais alternativos como chocolate, macarrão, caviar, açúcar, terra, brinquedos, diamante e sucata. Esta, a última vedete de sua coleção.

Em seguida, os internautas apontaram como o melhor das artes plásticas do ano a mostra "Virada russa", no Centro Cultural Banco do Brasil. O espaço recebeu 123 obras do Museu Estatal Russo de São Petersburgo, de artistas como Kandinsky, Rodchenko, Tatlin, Filonov e Malevich. Mostrando como a Rússia foi um polo da vanguarda nas artes, no início do século XX, a exposição apresentou preciosidades, como o "Quadrado negro" de Malevich e o figurino criado pelo artista para a ópera "Vitória sobre o Sol".

Logo em seguida, a exposição queridinha dos internautas foi de Sophie Calle, também no MAM. Outras mostras apontadas pelos leitores como as melhores do ano foram "Vertigem", da dupla OsGemeos, Marc Chagall e Carlos Vergara.


****

Arraza!

Um comentário: