sexta-feira, 24 de julho de 2009

Santa teimosia...

Gente, desculpe, mas algumas pessas da Igreja Católica (ou a própria)... Tem pegado um pouco pesado...

(Atenção, se você não curte falar de política, futebol ou religião, páre neste momento de ler-me, acho que você não irá gostar... Do contrário curte ai!)

Na boa, não da mais para não se indignar com algumas "instituições", pelo menos eu não... Ainda ontem, estou eu assitindo o Jornal da Globo com meus queridos roommates e lá vem a nova pérola: Para evitar o contágio da H1N1 a Igreja não faz os ritos que envolvem toques entre os fiéis...

Para esclarecer:

"O contágio da Gripe A: H1N1 é DADO ATRAVÉS DO AR, por vias aéras e contato direto com pessoas contaminadas"

O que se deve evitar:

"...evite ficar em locais fechados com grande aglomeração de pessoas e procure sempre locais arejados"


Acho melhor, assim a Igreja não fazer as missas logo neh....

Ok! A Gripe é nova, à pouco a discussão sobre o nome ainda levava mais tempo nas reportagens do que os próprios casos em si. (Então, não vamos jogar esse tempo das autoridades e cientistas investido, fora não é? O nome da gripe é "A", nada disso de gripe "súina" não viu, tadinhos dos porquinhos e "Influenza" é como se escreve gripe em Espanhol, então, caso você fale o simples e belo português...Fique a vontade com o termo "A"!) Voltando... A Gripe é nova, as pessoas ainda não sabem ao certo como agir, as autoridades ainda não sabem ao certo como agir (o que me remete ao pensamento que..."Nossa, como ainda somos despreparados para algumas situações não é não?" Tem uns desenvolvendo míssel, bomba atômica, e blablabla mas a sociedade morrendo ainda hoje de Gripe! Olha isso!?" Voltando (2), tem muito disse-me-disse, ainda se discute se a gripe é pior em quem tem outras fragilidades como hipertensão, baixa imunidade ou não... Ok, temos que tomar cuidado, mas bom senso neste momento, neh minha gente! Sim, lavar as mãos, sim evitar levar mãos sujas ao rosto, vias respiratórias etc e tal, evitar estar em locais de grande aglomeração e ambientes fechados, BEBER MUITA ÁGUA, ficar em casa se estiver doente, evitar dados contatos com pessoas em caso de suspeitas...ok,ok,ok mas galera...hellow! A vida continua, não dá pra parar tudo. Ok...Pára ai então de mecher em grana, quer "objeto" mais nojento e sujo que dinheiro? Ninguém compra nem paga nada...aaeeehhh! Festa! (ops, festa não pera...ambiente fechado e aglomerado...) Ah, eu sei, eu sei... to sendo sarcástica? (Olha, eu achei que tivesse pego essa merda, sei que o medo existe) mas na verdade critico algumas ações estranhas sabe...Tipo...Tudo bem que ganhar mais uns dia de férias pode ser bom, tirando o fato de ter que cumprir esta carga horária depois, mas tipo... a gripe vai terminar dia 17??????? (data remarcada para início de aulas), outra coisa, os cinemas estão fechados? Os supermercados? Os shoppings? Os ônibus pararam?
Matrix???????
Enfim... Ta cedo ainda neh!? E não, a gripe não é meu objeto de análise neste momento...

Voltando! Desculpe, mas há alguns anos atrás e que contribuiu em muito para o meu descrédito nesta "Instituição", (retomando à Igreja Católica), o Padre fala para uma igreja cheia que a Tsunami na Tailândia ocorreu porque lá não entra Deus!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Conversando sobre o assunto, a amiga roommate retorna sobre a discussão da Igreja ser a favor da proibição da camisinha na África, (a África sabe, aquele país com o maior índice de AIdS do mundo...ah...nem é necessário, não é verdade, vai ver Deus não entra lá também...)

Além das pérolas já bem conhecidas por todos, basta você assistir a uma missa. Conte nos dedos os exemplos que irá observar que explicitam sobre como a Igreja é machista e conservadora...

Gente, será que os líderes, os Padres não sabem que naquele local existem pessoas que já não estudam há algum tempo, isso se já estudaram, pessoas que acreditam em muitas coisas que falam por ai, pessoas simples e sem base para questionar alguns "dizeres", restando a elas apenas acreditar? Ok,ok existe sim é claro também o oposto, muita, mais muita instrução, mas por algum motivo, (acho que educação e/ou para evitar polêmica mesmo), ninguém fala na-da!! Ninguém questiona, "Será pecado questionar?" Ai Jisus, que pecadora eu sou!
Poxa... Assim não dá, as pessoas escutam, engolem e é por ai que a gente leva a vida...

Sério, questionando... Como pode um Senhor (entenda-se Padre) estudado e instruido, líder de um grupo, onde se fala de fé, religião, fragilidades humanas, amor, respeito e tudo mais, deixar passar, ou falar algumas coisas tão sem cabimento, às vezes, minha gente????? Como pode, um Padre, estudado, formado em Teologia, com váááárias e altas línguas legais, induzir tantas pessoas a algumas dessas tolices????? Acho que esta sendo criado, neste momento, mais uma massa de pessoas "com nojinhos uma das outras" que desconcertante e "anti-irmão", não?!

Sim, esta discussão é muiiito mais profunda que este meu textinho aqui, tem muita coisa não dita, muitas faces de muitas moedas, discussões que respeito e apoio. Mas olha, isso dito aqui é verdade, eu presenciei, eu me indignei, as pessoas vivenciam, isso acontece, não sejamos hipócritas! Eu estou ao menos, fazendo alguma coisa me pronunciando! Uai!

Ai, galera, na boa... Eu acredito em Deus, eu acredito em Santos, eu acredito que existe um céu, assim como seu oposto e sim, que vamos e viemos de algum lugar, confesso que adoro acreditar em diversas religiões, em pontos que talvez sejam bem comuns embora contados de maneira diferentes, (e como isso é rico e curioso e lindo!), confesso que estou louca para conhecer o Taoísmo e ler o I-Ching, assim como também fico muito descontente como a forma como algumas crenças e culturas conduzem seus povos...Mas não...não consigo acreditar direito na Igreja católica, uma instituição que cisma em se manter na Idade Média!!!! Mais polêmico que este meu texto aqui é a própria! Eu falo dela porque é a que melhor conheço realmente, viu galera... Sou batizada - Graças à Deus, fiz primeira comunhão - Graças à Deus, fiz EAC (Encontro de Adolescentes com Cristo) - Graças à Deus, fiz EJC (Encontro de Jovens com Cristo) - Graças à Deus, só não sou crismada e ainda não sou casada (se é que vou querer fazer "issu" um dia), escuto o Padre Marcelo na rádio todas as manhãs que estou na casa dos meus pais (tudo bem que é porque minha mãe sempre ouve e sendo sincera, quando ela não está ouvindo não costumo ir lá ligar não. (Porque? Sei lá, porque ligo a TV ou o Rádio com músicas, porque quero abstrair e não ficar pensando em problemas assim que acordo...Sei lá, sei lá) Mas eu curto quando ela escuta, presto atenção, acho legal ela ouvir e gosto muito de algumas coisas, (questiono outras, mas tudo bem, ainda tenho muito que aprender e entender)...Enfim, me orgulho de ter feito estas coisas... Ta vendo como eu a conheço? Mas talvez esteja ai o problema, é por isso que talvez fique mais chateada quando ouço algumas coisas por ai...

Enfim, intolerância religiosa, ja ouviu falar? tsc...rs isso dá é pano pra manga, viu!

VIVA ao sincretismo, e acima de tudo, viva ao não sincretismo! Viva à liberdade de escolha reliosa, viva a liberdade de expressão das religiões, as suas formas de manifestações, ao respeito pelas diferenças, inclusive culturais entre todas elas. Viva ao "meu Deus ser diferente do seu e ainda assim ser o mesmo". Viva ao meu Deus ser o Buda e ao seu ser Jesus e se chamar Jeová. Viva à se poder crer no que quiser, desde que isto lhe traga harmonia, paz e felicidade, desde que você não esteja fazendo mal a nenhum ser, desde que você esteja apenas buscando a sua paz e seu equilibrio. Bem como tentando fazer o mesmo entre seu comum... Afinal, o que é este mundo além de puro sincretismo?

Sim é inegável o trabalho que a Católica faz com a população, é inegável que existem sim pessoas e pessoas, padres e padres, igrejas e igrejas. É inegável que existe muita verdade no que é discutido e passado, é inegável que existe muita metáfora em todo esse mundo das crenças...É inegável que um grupo, todo errado, não pode responder por todo um grupo correto. Mas as vezes fica difícil viu, porque não vejo correções... Vamos ser mais responsáveis com o nosso próximo, não?

Não estou nem me referindo aqui, áquelas sabe, que derespeitam a sua paz em sua santa casa, com gritarias enormes e desconcertantes e que surgem em qualquer galpão, varanda ou quintal que seja, aquelas que arrecadam uma quantia significativa de seus fieis, mas não "conseguem" (ou não querem) nem sequer colocar uma proteção acústica para evitar quebrar a harmonia entre seus vizinhos. Sim também é inegável o trabalho que estas, fazem com alguns fieis "perdidos"... Mas nossa, onde está o respeito por esse nosso próximo? (Ai, na boa, as vezes parece que vou ficar looouuuccaaaaa com aquela gritaria na minha kbça!!!!!! É foda!)

Isso sim, um dos princípios do homem, tenho percebido que não tem sido tão seguido assim já nestes ambientes e porquê? Por uma busca insessante de tentar manter um certo poder relioso? É sabido há tempos, estão sendo perdidos fieis... E porque? O mundo está mais perdido? Ou será que as pessoas possuem hoje cada vez mais e mais rápida e acessível informação?

Porquê será heim???????????? Será "ele", o coisa ruim, tomando conta do nosso corpo nos tentando insistentemente ao pecado? Será? Será a internet? "Ele" será a internet? "Ele" será a educação, a informação?

obs: Desculpe-me se ofendo, mas como disse, é uma crítica, uma demosntração, sem medo de indignação, a minha crítica...com todo o respeito!


Nenhum comentário:

Postar um comentário